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Sábado à tarde
Ano Bíblico: Ap 10, 11
VERSO PARA
MEMORIZAR: “Vocês precisam perseverar,
para que, havendo feito a vontade de Deus, alcancem a promessa” (Hb 10:36).
LEITURAS DA SEMANA: Hb
2:3, 4; 1Pe 4:14, 16; Hb 13:1-9, 13; 1Rs 19:1-18; Hb 3:12-14; Nm 13
Paulo, autor de Hebreus,
referiu-se à própria obra como “palavra de exortação” (Hb 13:22). Essa
expressão era usada para identificar o sermão, tanto na sinagoga (At 13:15)
quanto no culto cristão (1Tm 4:13).
Domingo,
26 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 12-14
Um
começo glorioso
1. Leia Hebreus
2:3, 4. Qual foi a experiência dos primeiros leitores de Hebreus quando se
converteram?
ACF
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NVI
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Portanto,
convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido,
para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos
permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa
retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande
salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois
confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e
milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua
vontade?
Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo
futuro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém,
dizendo:Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que
o visites?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De
glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos
pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não
esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam
sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra
aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da
paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que aquele, para quem são todas
as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória,
consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Porque, assim o que santifica, como os que são
santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes
chamar irmãos,
Hebreus 2:1-11
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Por isso é
preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos
desviemos.
Porque se a mensagem transmitida por anjos
provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida
punição,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande
salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos
confirmada pelos que a ouviram.
Deus também deu testemunho dela por meio de
sinais, maravilhas, diversos milagres e dons do Espírito Santo distribuídos
de acordo com a sua vontade.
Não foi a anjos que ele sujeitou o mundo que há
de vir, a respeito do qual estamos falando,
mas alguém em certo lugar testemunhou, dizendo:
"Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para
que com ele te preocupes?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos e o
coroaste de glória e de honra;
tudo sujeitaste debaixo dos seus pés". Ao
lhe sujeitar todas as coisas, nada deixou que não lhe estivesse sujeito.
Agora, porém, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi
feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido
a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a
morte.
Ao levar muitos filhos à glória, convinha que
Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito,
mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.
Ora, tanto o que santifica quanto os que são
santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los
irmãos.
Hebreus 2:1-11
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Os Hebreus não teriam ouvido
Jesus pregar.
Sinais, prodígios e milagres
acompanharam as testemunhas de Deus, incluindo os dons do Espírito Santo.
(Atos 2; 3; 8; 9; 10; 13-28).
Hebreus 12:25-29 se refere à “salvação
da condenação e libertação do poder do mal”.
Atos 2:37-47 mostra uma
experiência religiosa alegre e orações ousadas e confiantes, pois os conversos
não temeriam o juízo, confiando que seus pecados foram perdoados. O Espírito
também libertou os conversos das forças malignas e revelou o reino de Deus nas
vidas deles.
Segunda-feira,
27 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 15-17
A
luta
2. Leia Hebreus
10:32-34 e 13:3. Qual foi a experiência dos leitores da carta de Hebreus após
sua experiência de conversão?
ACF
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NVI
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Porque, se
pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da
verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e
ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem
misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado
merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da
aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é
a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor
julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de
serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios
e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram
tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas
prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em
vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem
grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que,
depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Hebreus 10:26-36
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Se
continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da
verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
mas tão-somente uma terrível expectativa de
juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.
Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem
misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.
Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece
aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança
pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim
pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor
julgará o seu povo".
Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram
iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.
Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e
tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram
tratados.
Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão
e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que
possuíam bens superiores e permanentes.
Por isso, não abram mão da confiança que vocês
têm; ela será ricamente recompensada.
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando
tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
Hebreus 10:26-36
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3. Leia Hebreus
11:24-26 e 1 Pedro 4:14, 16. Como as experiências de Moisés e dos leitores de 1
Pedro ajudam a entender por que os cristãos eram perseguidos?
ACF
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NVI
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Pela fé
Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de
Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo
do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Hebreus 11:24-26
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Pela fé
Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,
preferindo ser maltratado com o povo de Deus a
desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo.
Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza
maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa.
Hebreus 11:24-26
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Amados, não
estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa
estranha vos acontecesse;
Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes
das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos
regozijeis e alegreis.
Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados
sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles,
é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
Que nenhum de vós padeça como homicida, ou
ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes
glorifique a Deus nesta parte.
Porque já é tempo que comece o julgamento pela
casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são
desobedientes ao evangelho de Deus?
E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o
ímpio e o pecador?
1 Pedro 4:12-18
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Amados, não se
surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo
estranho lhes estivesse acontecendo.
Mas alegrem-se à medida que participam dos
sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada,
vocês exultem com grande alegria.
Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo,
felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa
sobre vocês.
Se algum de vocês sofre, que não seja como
assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios.
Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas
glorifique a Deus por meio desse nome.
Pois chegou a hora de começar o julgamento pela
casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não
obedecem ao evangelho de Deus?
E, "se ao justo é difícil ser salvo, que
será do ímpio e pecador? "
1 Pedro 4:12-18
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Todos
sofrem. No entanto, o que significa sofrer por causa de Cristo? Quanto do nosso
sofrimento é por causa de Cristo e quanto é causado pelas nossas próprias
escolhas?
Terça-feira,
28 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 18, 19
Mal-estar
4. Leia Hebreus
2:18; 3:12, 13; 4:15; 10:25; 12:3, 12, 13; 13:1-9, 13. Quais foram alguns dos
desafios que os crentes enfrentaram?
ACF
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NVI
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Por isso
convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e
fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode
socorrer aos que são tentados.
Hebreus 2:17,18
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Por essa razão
era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os
aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a
Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando
tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
Hebreus 2:17,18
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Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um
coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias,
durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo
engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se
retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Porque, havendo-a alguns ouvido, o provocaram;
mas não todos os que saíram do Egito por meio de Moisés.
Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não
foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso,
senão aos que foram desobedientes?
E vemos que não puderam entrar por causa da sua
incredulidade.
Hebreus 3:12-19
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Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha
coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.
Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que
nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,
pois passamos a ser participantes de Cristo,
desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no
princípio.
Por isso é que se diz: "Se hoje vocês
ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".
Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não
foram todos os que Moisés tirou do Egito?
Contra quem Deus esteve irado durante quarenta
anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no
seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?
Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade
que não puderam entrar.
Hebreus 3:12-19
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E não há
criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e
patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus,
Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa
compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi
tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da
graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos
ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 4:13-16
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Nada, em toda
a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto
diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Portanto, visto que temos um grande sumo
sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda
a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa
compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por
todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça
com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça
que nos ajude no momento da necessidade.
Hebreus 4:13-16
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E tendo um
grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira
certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo
lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa
esperança; porque fiel é o que prometeu.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos
estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,
antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai
aproximando aquele dia.
Hebreus 10:21-25
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Temos, pois,
um grande sacerdote sobre a casa de Deus.
Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um
coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos
para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos
lavados com água pura.
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que
professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
E consideremo-nos uns aos outros para
incentivar-nos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume
de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem
que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:21-25
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Olhando para
Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto,
suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de
Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos
pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos
ânimos.
Hebreus 12:2,3
E, na verdade,
toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas
depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela.
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos
desconjuntados,
E fazei veredas direitas para os vossos pés,
para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
Hebreus 12:11-13
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Permaneça o amor fraternal.
Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por
ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.
Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis
presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito
sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os
julgará.
Sejam vossos costumes sem avareza,
contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te
desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é
o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram
a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e
eternamente.
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas
várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não
com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Temos um altar, de que não têm direito de comer
os que servem ao tabernáculo.
Porque os corpos dos animais, cujo sangue é,
pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora
do arraial.
E por isso também Jesus, para santificar o povo
pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu
vitupério.
Porque não temos aqui cidade permanente, mas
buscamos a futura.
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus
sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
Hebreus 13:1-15
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Seja constante o amor fraternal.
Não se esqueçam da hospitalidade; foi
praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos.
Lembrem-se dos que estão na prisão, como se
aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês
mesmos que o estivessem sofrendo no corpo.
O casamento deve ser honrado por todos; o leito
conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e
contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o
deixarei, nunca o abandonarei".
Podemos, pois, dizer com confiança: "O
Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? "
Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a
palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua
fé.
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para
sempre.
Não se deixem levar pelos diversos ensinos
estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por
alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem.
Nós temos um altar do qual não têm direito de
comer os que ministram no tabernáculo.
O sumo sacerdote leva sangue de animais até o
Santo dos Santos, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são
queimados fora do acampamento.
Assim, Jesus também sofreu fora das portas da
cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue.
Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando
a desonra que ele suportou.
Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente,
mas buscamos a que há de vir.
Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos
continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que
confessam o seu nome.
Hebreus 13:1-15
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5. Leia 1 Reis
19:1-4. O que aconteceu com Elias?
“No entanto, a reação que
frequentemente se segue aos momentos de muita fé e glorioso sucesso estava
pressionando Elias. Ele temeu que a reforma iniciada no Carmelo não fosse
duradoura, e a depressão tomou conta dele. Havia sido exaltado ao topo do
Pisga; agora estava no vale. Enquanto esteve sob a inspiração do Onipotente,
ele havia resistido à mais severa prova de fé; mas, naquele momento de
desânimo, com a ameaça de Jezabel ecoando em seus ouvidos e Satanás ainda
aparentemente prevalecendo mediante a trama dessa ímpia mulher, ele perdeu sua
firmeza em Deus. Havia sido grandemente exaltado, e a reação foi terrível.
Esquecendo- se de Deus, Elias fugia cada vez mais, até que se encontrou num
árido deserto, sozinho” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 161, 162).
ACF
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NVI
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E Acabe fez
saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos
os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a
dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a
estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com
vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e
foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já
basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus
pais.
1 Reis 19:1-4
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Ora, Acabe
contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles
profetas à espada.
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias
para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso
amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em
Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a
um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já
tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus
antepassados. "
1 Reis 19:1-4
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Pense nas
suas falhas na vida cristã e tente entender as circunstâncias e os fatores que
contribuíram para o colapso. O que você poderia ter feito de diferente?
Quarta-feira,
29 de dezembro
Ano Bíblico: Ap 20-22
Encorajando
uns aos outros
6. Leia 1 Reis
19:5-18. O que Deus fez para restaurar a fé do profeta Elias?
ACF
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NVI
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E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que
então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão
cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a
deitar-se.
E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o
tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a
força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o
monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite;
e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor
Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu
fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.
E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste
monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e
forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém
o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor
não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o
Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu
rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que
veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso
pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua
aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e
só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.
E o Senhor lhe disse: Vai, volta pelo teu
caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a
Síria.
Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de
Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em
teu lugar.
E há de ser que o que escapar da espada de
Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os
joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu,
filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e
ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre
ele.
Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e
disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele
lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de
bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao
povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.
1 Reis 19:5-21
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Depois se
deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse:
"Levante-se e coma".
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça,
havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu
e deitou-se de novo.
O anjo do Senhor voltou, tocou nele e disse:
"Levante-se e coma, pois a sua viagem será muito longa".
Então ele se levantou, comeu e bebeu.
Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até
que chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali entrou numa caverna e passou a noite. E a
palavra do Senhor veio a ele: "O que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso
pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança,
quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único
que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte,
na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento
fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas
o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor
não estava no terremoto.
Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor
não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave.
Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o
rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O
que você está fazendo aqui, Elias? "
Ele respondeu: "Tenho sido muito zeloso
pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança,
quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único
que sobrou, e agora também estão procurando matar-me".
O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por
onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei
da Síria.
Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de
Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você
como profeta.
Jeú matará todo aquele que escapar da espada de
Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú.
No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos
aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas
bocas não o beijaram".
Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho
de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a
décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.
Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias.
"Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse,
"e então irei contigo. " "Vá e volte", respondeu Elias,
"pelo que lhe fiz. "
E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e
os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao
povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.
1 Reis 19:5-21
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7. Leia Hebreus
2:1; 3:12-14; 5:11–6:3 e 10:19-25. O que Paulo sugeriu que os crentes fizessem?
ACF
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NVI
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Portanto, convém-nos atentar com mais diligência
para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos
delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos
permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa
retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma
tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos
depois confirmada pelos que a ouviram;
Hebreus 2:1-3
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Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao
que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.
Porque se a mensagem transmitida por anjos
provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida
punição,
como escaparemos nós, se negligenciarmos tão
grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos
confirmada pelos que a ouviram.
Hebreus 2:1-3
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Vede, irmãos,
que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do
Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias,
durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo
engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se
retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Hebreus 3:12-14
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Cuidado,
irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se
afaste do Deus vivo.
Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros
todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que
nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,
pois passamos a ser participantes de Cristo,
desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no
princípio.
Hebreus 3:12-14
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Do qual muito
temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes
para ouvir.
Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda
necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos
das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não
de sólido mantimento.
Porque qualquer que ainda se alimenta de leite
não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os
quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto
o bem como o mal.
Hebreus 5:11-14
Por isso,
deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição,
não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé
em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das
mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 6:1-3
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Quanto a isso,
temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram
lentos para aprender.
De fato, embora a esta altura já devessem ser
mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios
elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento
sólido!
Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não
tem experiência no ensino da justiça.
Mas o alimento sólido é para os adultos, os
quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem
quanto o mal.
Hebreus 5:11-14
Portanto,
deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a
maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que
conduzem à morte, da fé em Deus,
da instrução a respeito de batismos, da
imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.
Assim faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 6:1-3
|
Tendo, pois,
irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou,
pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira
certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo
lavado com água limpa,
Retenhamos firmes a confissão da nossa
esperança; porque fiel é o que prometeu.
E consideremo-nos uns aos outros, para nos
estimularmos ao amor e às boas obras,
Não deixando a nossa congregação, como é costume
de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes
que se vai aproximando aquele dia.
Hebreus 10:19-25
|
Portanto,
irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de
Jesus,
por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por
meio do véu, isto é, do seu corpo.
Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de
Deus.
Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um
coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para
nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com
água pura.
Apeguemo-nos com firmeza à esperança que
professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
E consideremo-nos uns aos outros para
incentivar-nos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo
o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando
vocês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:19-25
|
Os textos falam em encorajamento:
à hospitalidade e visitação; ao provimento de necessidades; a evitar ações e
pensamentos maus; a manterem-se reunidos na adoração congregacional, inclusive;
à estimulação ao amor e Às boas obras e à crença no ministério no santuário
celestial de Jesus Cristo.
Quinta-feira,
30 de dezembro
Ano Bíblico: Repassar o Novo
Testamento
Estes
últimos dias
8. Leia Hebreus 1:2; 9:26-28; 10:25, 36-38 e
12:25-28. Que ponto Paulo enfatizou, especialmente em relação ao tempo?
ACF
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NVI
|
Havendo Deus
antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez
também o mundo.
Hebreus 1:1,2
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Há muito tempo
Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio
dos profetas,
mas nestes últimos dias falou-nos por meio do
Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o
universo.
Hebreus 1:1,2
|
De outra
maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo.
Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o
pecado pelo sacrifício de si mesmo.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma
vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para
tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o
esperam para salvação.
Hebreus 9:26-28
|
Se assim
fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas
agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o
pecado mediante o sacrifício de si mesmo.
Da mesma forma, como o homem está destinado a
morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,
assim também Cristo foi oferecido em sacrifício
uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não
para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.
Hebreus 9:26-28
|
Não deixando a
nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos
outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Hebreus 10:25
Porque necessitais de paciência, para que, depois
de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há
de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a
minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram
para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:36-39
|
Não deixemos
de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos
uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.
Hebreus 10:25
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando
tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
pois em breve, muito em breve "Aquele que
vem virá, e não demorará.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se
retroceder, não me agradarei dele".
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são
destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
Hebreus 10:36-39
|
Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não
escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós,
se nos desviarmos daquele que é dos céus;
A voz do qual moveu então a terra, mas agora
anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança
das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam.
Por isso, tendo recebido um reino que não pode
ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente,
com reverência e piedade;
Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
Hebreus 12:25-29
|
Cuidado! Não rejeitem aquele que fala. Se os que se
recusaram a ouvir aquele que os advertia na terra não escaparam, quanto mais
nós, se nos desviarmos daquele que nos adverte dos céus?
Aquele cuja voz outrora abalou a terra, agora
promete: "Ainda uma vez abalarei não apenas a terra, mas também o
céu".
As palavras "ainda uma vez" indicam a
remoção do que pode ser abalado, isto é, coisas criadas, de forma que
permaneça o que não pode ser abalado.
Portanto, já que estamos recebendo um Reino
inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável,
com reverência e temor,
pois o nosso "Deus é fogo consumidor! "
Hebreus 12:25-29
|
Tendo em
vista nossa compreensão do estado dos mortos, de que assim que fecharmos nossos
olhos na morte, a próxima coisa que veremos será a segunda vinda de Cristo, por
que podemos dizer que todos vivem nos “últimos dias”?
Sexta-feira,
31 de dezembro
Ano Bíblico: Vista geral de toda a
Bíblia
Estudo
adicional
David A. de Silva explica por que os primeiros
cristãos sofriam perseguição: “Os cristãos adotaram um estilo de vida que [...]
teria sido considerado antissocial e subversivo. A lealdade aos deuses,
expressa nos sacrifícios e atos semelhantes, era vista como símbolo de lealdade
ao estado, às autoridades, aos amigos e à família. A adoração às divindades era
uma espécie de símbolo da dedicação aos relacionamentos que mantinham a
sociedade estável e próspera. Ao se absterem do primeiro, cristãos (e judeus)
eram vistos como potenciais violadores das leis e [como] elementos subversivos
do império” (Perseverance in Gratitude [Eerdmans, 2000], p. 12).
“Para quem está desanimado, há um remédio que
funciona: fé, oração e trabalho. Fé e atividade darão segurança e satisfação
que vão aumentar dia após dia. Você é tentado a dar lugar a sentimentos de
ansiedade ou de profundo desânimo? Nos dias mais escuros, quando tudo parece
ameaçador, não tenha medo. Tenha fé em Deus. Ele conhece suas necessidades; Ele
possui todo o poder. Seu infinito amor e Sua compaixão jamais acabam. Não tema
pensando que Ele falhará em cumprir Sua promessa. Ele é verdade eterna. Jamais
mudará a aliança que fez com os que O amam. Ele capacitará Seus servos fiéis de
acordo com as necessidades deles. O apóstolo Paulo testificou [...]” (2Co 12:9,
10; Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 164, 165).
Perguntas para consideração
1. É possível ser “diferente” e ainda não ser
desrespeitoso com os outros?
2. A palavra “exortação” na Bíblia pode se referir
tanto à reprovação quanto ao encorajamento. Que cuidado devemos ter ao reprovar
alguém desanimado na fé?
3. Que semelhanças há entre a experiência dos
leitores de Hebreus e a da igreja de Laodiceia (Ap 3:14-22)? Nossa experiência
se assemelha à deles? O que aprendemos com isso?
“O livro de Hebreus foi originalmente lido e
recebido pela igreja cristã primitiva como uma carta do apóstolo Paulo. A
inclusão de Hebreus entre as epístolas paulinas nos manuscritos gregos sugere que ele seja seu
autor. Nos primeiros manuscritos ainda existentes, datados em torno de 200
d.C., Hebreus está logo após a epístola de Paulo aos romanos. No presente,
Hebreus está antes das epístolas gerais do Novo Testamento (NT): Tiago; 1 e 2
Pedro; 1, 2 e 3 João e Judas.
Hebreus
não começa conforme o padrão das cartas (veja Hb 1:1-3). O livro não tem o nome
de Paulo, nem os destinatários específicos, as saudações, tampouco a ação de
graças (compare com Fp 1:1-11), porém termina na forma de uma carta. O autor,
apontado por Ellen G. White como Paulo, dá instruções pertinentes aos seus
leitores: “Irmãos, peço que escutem com paciência esta palavra de exortação”
(Hb 13:22). Ele também saúda a igreja, assim como os seus líderes: “Saúdem
todos os seus líderes, bem como todos os santos” (Hb 13:24). Na conclusão,
despede-se com votos: “A graça esteja com todos vocês” (Hb 13:25). Portanto, à
luz dessas diferenças, pode-se dizer que Hebreus é uma epístola um tanto
incomum.”
“O gênero de Hebreus
O
estilo de Hebreus foi identificado como uma homilia ou sermão cristão. Quais
são as razões textuais para se considerar Hebreus um sermão?
Primeiro,
Paulo caracteriza sua obra como uma “palavra de exortação” (Hb 13:22), que é
mais bem entendida como um discurso oral. Durante sua primeira viagem
missionária, Paulo e Barnabé foram à sinagoga no sábado em Antioquia da
Pisídia. Os líderes da sinagoga lhes perguntaram se tinham “alguma palavra de
exortação ao povo” (At 13:15, ARA). Paulo se levantou e fez o sermão
evangelístico, registrado em Atos 13:16-41.
Em
segundo lugar, o livro de Hebreus usa pronomes relacionados à primeira pessoa
do plural (nós/nosso), o que permite que o falante se identifique com seu
público ao mesmo tempo em que afirma sua autoridade.
Terceiro,
há várias referências a falar e ouvir, em vez de escrever e ler,
características da composição paulina em outras obras. Considere os seguintes
exemplos: “[...] sobre o qual estamos falando” (Hb 2:5); “A esse respeito temos muitas coisas
a dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês ficaram com preguiça de
ouvir” (Hb 5:11); “Ainda que falemos desta
maneira” (Hb 6:9); “Ora, o essencial das coisas que estamos dizendo é” (Hb 8:1); “E que
mais direi?” (Hb
11:32; ênfases acrescentadas).
Quarto,
há uma alternância habilidosa entre explanação e exortação em Hebreus. Um
orador do período greco-romano usaria esse padrão para enfatizar seus pontos
sem perder a atenção do ouvinte. Esse recurso da oratória nos ajuda a
identificar prontamente os padrões de alternância nessa obra. Assim, observamos
que a explanação de Hebreus 1 leva diretamente à exortação de Hebreus 2:1-4. O
argumento de Hebreus 2:5-18 se transforma imediatamente em uma aplicação em
Hebreus 3:1. A discussão de Hebreus 3:2-6 é enfatizada pela palavra “portanto”
(Hb 3:1, NVI), que, por sua vez, direciona à exortação de Hebreus 3:7-13.
Então, a exposição de Hebreus 3:14-19 é aplicada em Hebreus 4:1, enquanto a
exposição de Hebreus 4:2-10 culmina na exposição de Hebreus 4:11-16, etc. (para
mais informações sobre a alternância entre exposição e exortação em Hebreus,
ver: Donald A. Hagner, Encountering the Book of Hebrews: An Exposition,
Encountering Biblical Studies [Baker, 2002], p. 28).
Quinto,
a maneira pela qual Paulo introduz os temas fala em favor de uma forma oral de
discurso por meio da qual ele cria um efeito cumulativo. Esses temas são mais
bem desenvolvidos posteriormente. Por exemplo, a comunhão de Jesus com os seres
humanos, mencionada em Hebreus 2:14-18, torna-se temática em Hebreus 5:1-10.
Sua fé, retratada em Hebreus 3:1-6, é explicitada em Hebreus 12:1-3. Seu papel
como Sumo Sacerdote (Hb 4:14; 5:1-10) é desenvolvido de maneira mais completa
em Hebreus 7:1–9:28.”
O público de Hebreus
“Em resumo, pode-se concluir que o público de
Hebreus era formado por cristãos que passaram pelas fases de evangelismo
entusiástico, depois perseguição feroz e, por fim, estavam tão cansados e
desanimados que Paulo temeu por sua salvação eterna. Essa experiência de
exaustão espiritual e desânimo foi a razão de o apóstolo proferir esse sermão
enérgico.”
“Nestes últimos dias”
A
palavra final e decisiva de Deus à humanidade veio por meio de Jesus, o Filho,
“nestes últimos dias” (Hb 1:1, 2). Esses “últimos dias” tiveram início com a
encarnação de Cristo e findarão com Sua segunda vinda, quando Seus inimigos se
tornarão “estrado” dos Seus pés (Hb 1:13). Deus não apenas falou por meio das
palavras de Jesus “nestes últimos dias”, mas também por meio de Suas ações,
especialmente Sua morte, ressurreição e exaltação. É por isso que o conselho
tanto ao público de Hebreus quanto a nós é que “nos apeguemos, com mais
firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos” (Hb 2:1).
Comentários de Adriani Milli Rodrigues
“1. Autoria
Diferente
da maior parte das epístolas do Novo Testamento, e de modo similar a 1 João,
Hebreus não contém uma introdução que menciona o remetente e os destinatários
da epístola. Alguns podem até questionar se Hebreus seria, de fato, uma carta.
Entretanto, a conclusão de Hebreus contém características de uma epístola (cf.
13:22-25). Se Tiago inicia como uma carta, mas não termina como tal, Hebreus
termina como uma epístola, mas não inicia dessa forma.
Ao
longo da história do cristianismo, há um amplo debate acerca da autoria de
Hebreus. Tradicionalmente, Paulo é considerado o autor. Contudo, considerando
as peculiaridades da epístola em termos linguísticos e literários, a discussão
da autoria na história da teologia cristã também tem indicado nomes como Apolo,
Barnabé e Lucas. A lição aponta Paulo como autor de Hebreus e existem algumas
evidências cumulativas que parecem significativas para esse posicionamento.
Em
relação à evidência interna, podemos destacar pelo menos três pontos:
(a)
o autor era próximo de Timóteo (Hb 13:23), assumindo que esse seja a mesma
pessoa referida em outras partes do Novo Testamento (At 16:1, 3; 17:14, 15;
18:5; 19:22; 20:4; Rm 16:21; 1Co 4:17; 16:10; 2Co 1:1, 19; Fp 1:1; 2:19, 22; Cl
1:1; 1Ts 1:1; 3:2; 2Ts 1:1; 1Tm 1:2, 18, 6:20; 2Tm 1:2; Fm 1);
(b)
o conteúdo da carta é, em muitos aspectos, similar a várias ênfases das
epístolas explicitamente paulinas (compare, por exemplo, Hb 1:3 com Cl 1:15-17,
Hb 2:4 com 1Co 12:11, Hb 2:14-17 com Fp 2:7-8, Hb 8:6 com 2Co 3:6, Hb 10:14 com
Rm 5:9);
(c)
as peculiaridades da epístola em termos linguísticos e literários podem ser
explicadas pelo uso de secretários literários por Paulo (veja Rm 1:1; 16:22;
1Co 1:1; 2Co 1:1; 13:10; Gl 1:1; 6:11; Fp 1:1; Cl 1:1; 4:18; 1Ts 1:1; 2Ts 1:1;
3:17; Fm 1).
Com
respeito à evidência externa, Hebreus aparece integralmente entre as epístolas
paulinas em um dos conjuntos de manuscritos gregos mais antigos do Novo
Testamento, que é o Chester Beatty II, P46, datado aproximadamente
do ano 200. Em geral, Hebreus circulava entre as igrejas como parte do corpus
paulino nos primeiros séculos da era cristã.”
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